Volkswagen Sedan 1300 – O «GIGI 66»
Caraterísticas técnicas:
Modelo: Volkswagen sedan 1300
Ano: 1966
Cilindrada: 1300 cm3
Potência: 40 cv
Velocidade máxima: 160 km/h
Caixa de velocidades: caixa de Brasilia; relação 8 x 33
Transmissão: Traseira
Observações: Árvore de cames w100 Engle; bobine de alto rendimento; 4 velas Bosch 4 polos; distribuidor 009; dois carburadores 32 pic; travões de disco a frente com travões de tambor atrás maiores, rebaixado.
Bem isso não tem muito que falar em relação ao gosto e paixão por clássicos, sempre gostei de coisas antigas das quais os automóveis.
O carocha, em particular, por ter uma grande historia por de trás. Antes de o comprar andava todos os dias, era carro de oficina, todos pegavam nele, era carro de pegar e andar (ainda hoje o é…).
Aqui neste caso, apresento um projecto que era para ser simpático e se tornou um pouco mais que simpático… Trata-se de um carocha de 1 de junho de 1966, que foi começado por um amigo meu e que era para a irmã (cor de rosa). Isso foi, mais ou menos, há 23 anos atrás. No entanto, estava na rua há cerca de cinco ou seis anos por falta de espaço no quintal… Há quase dois anos propus-lhe comprar um carocha, visto que ele tinha mais uns quantos, e só me vendia este que tinha ainda muito que fazer…

Este carocha, tal com praticamente todos os carochas, tem nome e esse nome é «GIGI» por causa das matrículas, sempre o conheci com esse nome e ficou.
Um dia, quando o trouxe para casa, deram-me outro carocha para peças, onde entre as quais vinha um motor também, e sem fazer nada coloquei-o neste 66: até esqueletos saíram do escape, pegou à terceira!!
Com a cambota partida ainda andou bastante, era só para o poder tirar da garagem e pôr sem o ter de empurrar, afinei só o travão de mão, sem bancos (só um banco de madeira que era usado no tempo dos nossos avós) fui dar uma volta ao quarteirão com um amigo, ele sentado na bateria e eu no banco de madeira, e lá fomos. Era a subir e ao dar a volta para trás (a descer), além de não ter brecagem suficiente, travões nada!! Fui parar a casa do vizinho e só pude sair de lá com uma corda amarrada a um jipe!!
O proprietário:
António Barreto