Volkswagen 1/11 – Limousine de luxo (Pele)

Volkswagen 1/11 Limousine de luxo (Pele)

Caraterísticas técnicas:

Modelo: Volkswagen 1/11 Limousine de luxo (Pele)
Ano: 1965
Cilindrada: 1192 cm3
Potência: 34 cv às 3600 rpm
Velocidade máxima: 115 km/h
Caixa de velocidades: 4 velocidades sincronizadas + marcha atrás
Transmissão: Traseira
Observações (características do modelo «1965»): sistema eléctrico de 6 volts – todos os vidros foram aumentados cerca de 20%; iluminação de matrícula com formato «sorriso curto» de maior tamanho, substituindo o anterior «nariz de papa»; novos piscas frontais de maior tamanho; acionamento da buzina nos braços do volante sem aro; descanso dos limpa-vidros para o lado do condutor; bancos dianteiros de encosto curvo.

Volkswagen 1/11 Limousine de luxo (Pele)

Gosto de carros antigos desde que me lembro. Quando era miúdo, gostava de ir com os meus pais à FIL ou a outros locais onde decorriam exposições de carros antigos, que então (nos anos 80) se denominavam «donas Elviras» e esperava que o BMW 1600 do meu pai tivesse idade para ser considerado um carro antigo (nessa altura era a partir dos 20 anos). Para além dos carros antigos, já então era entusiasta de outros veículos antigos como por exemplo os eléctricos da Carris, com os quais passei a conviver mais de perto nos anos 90… mas isso é outra história!

Volkswagen 1/11 Limousine de luxo (Pele)
Volkswagen 1/11 Limousine de luxo (Pele)

Volkswagen 1/11 Limousine de luxo (Pele)

Depois de tirar a carta, passei eu a conduzir, a partir de 1997, o BMW 1600 que o meu pai mantinha como segundo carro, passando eu a responsabilizar-me por mantê-lo da mesma maneira – em garagem, para não se estragar! Nesses últimos anos da década de 90, eu já era mais entusiasta dos caminhos-de-ferro e, depois de ter «descoberto» Lisboa com os eléctricos da Carris, passei a dar grandes passeios pelas linhas da CP para, nomeadamente, conhecer e fotografar as nossas belas estações de caminhos-de-ferro. Só no ano 2000, nas férias grandes, é que fiquei a saber que o BMW já era um clássico!

Entretanto, em 2002, conheci outros entusiastas de BMW clássicos e desde então passei a ir a encontros e passeios de clássicos.

Em 2004, um amigo telefonou-me a perguntar se conhecia alguém que quisesse comprar um «Carocha». Depois de inicialmente ter dito que não, lembrei-me que o meu pai contava-me que o Volkswagen que tinha tido nos anos 60 tinha sido o carro mais fiável que teve na vida. Combinei então ir ver o carro no dia seguinte, que se encontrava perto de Fernão Ferro, com o filho do anterior dono que tinha falecido poucos meses antes com 90 anos. Era seu desejo vender o carro apenas a quem fosse capaz de preserva-lo como até então o seu pai o tinha feito. Acabei por comprá-lo e fui busca-lo com um amigo que era entendido em Volkswagen, e que me conduziu a uma oficina de «Carochas» ali perto de Fernão Ferro, onde ouvi logo elogios pelo bom estado em que este Veterano se encontrava. Apresentei-o ao meu pai no seu dia de anos, que ainda levou algum tempo a «digerir» que havia outra vez um «Carocha» lá em casa!

Quando comprei o Volkswagen, verifiquei que no porta-luvas estavam as fichas das mudanças de óleo dos últimos 10 anos, que comprovavam a quilometragem indicada de pouco mais de 78 mil quilómetros em 39 anos. O anterior dono conseguiu manter uma média de 2000 quilómetros/ano, tradição que eu continuo a cumprir à risca!

O primeiro grande passeio que dei com o Volkswagen foi ao passeio de clássicos da Marinha Grande, em Janeiro de 2005. O que eu não contava era levar quase toda a viagem a «puxar» por ele na A8 para conseguir chegar a tempo e horas à Marinha Grande! Desde então já me habituei ao ritmo a que o Volkswagen quer ir quando vou passear e uma coisa é certa: o meu pai tinha realmente razão quanto à fiabilidade – nunca me deixou apeado nos cerca de 9 mil quilómetros que já fiz desde 2004!


O proprietário:

Pedro Barreto

Pedro Barreto