Yoga no Oceanário de Lisboa
Localizado no Parque das Nações em Lisboa o Oceanário de Lisboa é um aquário e instituição de pesquisa sobre Biologia marinha e Oceanografia. É o segundo maior oceanário do Mundo e contém uma extensa coleção de espécies – aves, mamíferos, peixes e outros habitantes marinhos.
Foi construído e inaugurado aquando da Expo 98, a última exposição mundial do século XX, com o tema «Os Oceanos, um Património para o Futuro».
Com uma área total de 20.000 metros quadrados, o Oceanário de Lisboa tem cerca de 7.500.000 litros de água divididos por mais de 30 aquários com mais de 8000 animais e plantas de 500 espécies diferentes.
Recentemente, tive a oportunidade de visitar este maravilhoso espaço que permite momentos antagónicos de excitação e descontração. As imagens que se seguem retratam alguns desses mesmos momentos.
Em termos de técnica fotográfica é das experiências mais exigentes. No local a falta de luz obriga a utilização de ISO elevados podendo o ruído comprometer a qualidade da imagem. A velocidade de obturação tem de ser suficientemente rápida para congelar a ação – afinal tratam-se de fotografias a animais em movimento e alguns deles rápidos. Em último lugar a focagem é dificultada pela falta de luz referida e pela existência de elementos de diferentes densidades entre a lente e objeto a fotografar, neste caso água e um espesso vidro, este último responsável, igualmente, por «fantásticas» aberrações cromáticas.
Na pós-produção fotográfica a atenção centra-se na redução de ruído e principalmente no equilíbrio de brancos, peça chave para uma boa fotografia subaquática.
Relaxem e comentem…