Triumph 2000 Roadster

Triumph 2000 Roadster

Caraterísticas técnicas:

Modelo: Triumph 2000 Roadster
Ano: 1948
Cilindrada: 2088
 cm3
Caixa: 3 velocidades manual
2000 unidades produzidas

Triumph 2000 Roadster

Triumph Roadster 1800

O Roadster 1800, modelo 18TR, foi projetado nos finais da II Guerra Mundial. A Triumph tinha sido comprado pela Standard Motor Company em 1944. O seu diretor-geral, Sir John Black, queria um novo veículo desportivo para competir com a Jaguar, que havia utilizado motores da empresa no período pré-guerra. Frank Callaby foi o responsável pelo desenho do novo automóvel. Depois de obter a aprovação de John Black para o esboço inicial, Callaby começou a projetar os detalhes da carroçaria com Arthur Ballard. O chassi foi projetado por Ray Turner.

Devido à falta de aço do pós-guerra o corpo foi construído em alumínio, com uma estrutura tubular em aço. O motor era uma versão de 1.5 litros de quatro cilindros, com uma cabeça que originalmente tinha válvulas laterais (utilizada no Jaguar SS antes da guerra) e que havia sido convertida para válvulas à cabeça por Harry Weslake. A versão Triumph diferia da versão Jaguar por ter uma relação de compressão de 6.7:1 em vez de 7,6:1, sendo alimentada por um carburador Solex. Utilizava uma caixa de quatro velocidades com as três mais altas sincronizadas. Utilizava suspensão independente de laminas à frente e braços com molas atrás. Os travões eram hidráulicos.

Com uma velocidade máxima de 120 km/h demorava 34,4 segundos a atingir os 96 km/h.

Triumph 2000 Roadster

Triumph 2000 Roadster

Triumph Roadster 2000

A única atualização significativa na produção do Triumph Roadster deu-se em setembro de 1948 com a introdução do motor de 2088 cc. Vanguard, com a transmissão montada no eixo traseiro. Um retrocesso foi a instalação de uma caixa de apenas três velocidades mesmo que agora todas fossem sincronizadas. Além de pequenas modificações nos pontos de apoio, o chassis, a suspensão e a direção não foram alteradas. Esta versão ficou designada por modelo TRA.

A velocidade máxima aumentou ligeiramente para os 124 km/h, mas a aceleração aumentou de forma considerável, necessitando, agora, de apenas 27,9 segundos para atingir os 96 km/h.

A produção dos dois modelos não foi grande, tendo-se apenas produzido 2.501 exemplares do Roadster 1800 e 2000 unidades do modelo Roadster 2000.

Hoje, os exemplares sobreviventes são muito procurados e transaccionados por preços elevados.

 

Triumph 2000 Roadster
Triumph 2000 Roadster

Triumph 2000 Roadster

Triumph 2000 Roadster

Triumph 2000 Roadster