Alemão Olímpico!
Caraterísticas técnicas:
Modelo: Opel Olympia 1700
Ano: janeiro de 1968
Cilindrada:1698 cm3
Potência: 75 cv
Velocidade máxima: 155 km/h
Caixa: 4 velocidades
Transmissão: Traseira
Observações: Automóvel com o livro original das revisões. Este Opel foi vendido para a cidade do Porto em janeiro de 1968 e o primeiro dono feito logo 10 000 kms até agosto, o que não devia ser vida fácil naquelas estradas de empedrado molhado da região do Porto.
A minha paixão pelos automóveis vem da minha terra Sintra, Lourel, onde haviam as corridas na Granja do Marquês, a rampa da Pena e todos os Rallyes TAP (desde 1968), Benfica, Camélias e outros.
Em Portugal não me lembro desta máquina nas corridas, mas ainda tenho na memória Jean Ragnotti no Rally TAP de 1970.
Desde o início os Rallyes TAP passaram à porta da minha casa e algumas equipas Suecas, Francesas e Alemãs participaram com um modelo quase igual que era o Opel Rally. Era uma máquina que exigia muita da condução dado o sistema de suspensão e a sua elevada potência. Daí o gosto por mais este Alemão.
Um episódio com este automóvel passou-se nuns semáforos no Barreiro. Fiz um arranque rapidinho e, claro, os meus amigos não estavam à espera e disseram logo que o Olympia vinha equipado com um turbo pois era da mesma época dos VW. A verdade é que tem mais cilindrada e quase o dobro da potência.
Como a máquina é cor de laranja tenho tido várias abordagens a darem-me os parabéns, quer pelo estado de conservação quer pela raridade do modelo.
Há bem pouco tempo um sujeito veio dizer-me que teve um igual e que a polícia sistematicamente mandava-o parar só para poder apreciar o carro.
O proprietário:
Luís Godinho