Jardim Zoológico de Lisboa
O Jardim Zoológico de Lisboa localizado em Sete Rios, tem como função ser um lugar onde são mantidos animais selvagens que poderão ser exibidos ao público. Tentando mostrar a maior variedade possível de animais representativos de todo o nosso planeta, o Jardim Zoológico de Lisboa conta com cerca de 2000 animais de 332 espécies diferentes.
Esta pequena mostra fotográfica, resultante de uma das minhas visitas ao Jardim Zoológico de Lisboa, teve, em primeira instância, o objetivo de ser exercício artístico para tentar captar alguns animais de forma a parecerem, o mais possível, integrados no seu habitat selvagem natural. E que penso ser o objetivo do próprio Jardim Zoológico.
O resultado não foi o esperado…
Se bem que eu pudesse escolher aqui apenas as fotografias que melhor representassem o meu objetivo inicial, achei que deveria igualmente incluir aquelas que mostrassem a razão da inevitável dicotomia em relação aos zoológicos.
Presencialmente nunca consegui desassociar-me do sentimento obvio de que se tratam de animais presos em cativeiro e as fotografias resultantes raramente conseguiram esconder esse facto.
Poder-se-á sempre argumentar que o jardim zoológico servirá como forma de dar a conhecer a diversidade de que é constituído este planeta, de que não estamos sozinhos neste mundo cada vez mais egoísta, e consciencializar as gerações mais jovens para a necessidade de conservação da natureza. No entanto, nunca em nenhum momento desta visita deixei de ter a nítida perceção de que o jardim zoológico se tornou, ou nunca deixou de ser, de mais um grande centro de entretenimento para essa grande espécie que é o Homem.