Honda S2000 Light painting
Quando se pensa em fotografia automóvel profissional a nossa mente remete-nos, inexoravelmente, para imagens de carros com uma faixa de luz distinta a atravessar toda a largura do veículo. Essa faixa de luz, que tantos fotógrafos desejam produzir, não é produzido por artes mágicas, como uma primeira e inexperiente impressão poderá julgar; ela é produzida por uma técnica fotográfica chamada pintura de luz (tradução livre de Light Painting), e é facilmente reproduzível.
Esta técnica fotográfica tem a vantagem de ser mais rápida de executar do que aquela feita através de iluminação de flash mas necessita obrigatoriamente de um local escuro para ser realizada.
O material necessário, para produzir o efeito mostrado nestas fotografias, resume-se a uma máquina fotográfica, um tripé robusto e a uma fonte de luz contínua que poderá ser tanto uma lâmpada LED de um telemóvel, passando por uma barra de luz fluorescente ou mesmo uma softbox.
A técnica implica a utilização de uma velocidade de obturador relativamente baixa (cerca de 10 segundos) compensada com a abertura de diafragma suficiente (a partir de f8) para que a fotografia, sem iluminação, fique quase escura. O objetivo é que seja apenas a luz emitida pela nossa fonte de luz contínua a sensibilizar o sensor da máquina fotográfica e não qualquer outra fonte de luz externa.
Durante o período de tempo que o obturador se encontra aberto iremos, à volta do automóvel, iluminar a superfície do mesmo. Esta iluminação deverá ser feita a uma velocidade constante e traçando um percurso o mais linear possível sem oscilações na altura (a não ser que pretenda exatamente isso por uma questão artística).
Este processo – e consequentemente o número de fotografias – pode ser repetido o número de vezes necessário para criar o efeito final, podendo através de um programa de tratamento de imagem juntar-se as várias fotografias em várias camadas e tratá-las de forma a mostrar ou não partes das mesmas.
A imagem abaixo foi criada apenas com luz natural…