O «mal amado» Ford Capri 1600GT
Caraterísticas técnicas:
Modelo: Ford Capri 1600GT
Ano: 1973
Cilindrada: 1599 cm3
Potência: 88 cv
Aceleração: Não acelera, porque gasta muito!!!! (…isto, porque não faço a menor ideia…).
Velocidade máxima: Acima de 130 km/h é suicídio… (O conta quilómetros marca até 220 Km/h!)
Caixa de velocidades: Caixa automática de 3 velocidades
Transmissão: Tração traseira
Observações: Segundo dados do CPAA (Clube Português de Automóveis Antigos), trata-se do único Capri de caixa automática, de origem, em território nacional. Existem mais alguns, mas foram adaptados.
Sobre mim??
Ora bem… Sempre gostei de coisas antigas e adorava ter nascido no século XIX!
Quanto mais velha estou, mais detesto as evoluções e o modernismo…
Sempre gostei de carros desde miúda e detestava bonecas e essas coisas de menina…! Tinha muitas miniaturas de modelos que eu gostava de ver a circular…
Tirei a carta em 1984, época em que comecei a detestar os carros «de plástico» que na época começaram a aparecer, até aos dias de hoje…
Comecei com o velho R16 do meu pai, que já na época tinha 16 anos…
Mais tarde um R6 também velhote e outro R16. Este último andou comigo 11 anos…
Só comprei um carro novo quando já tinha 37 anos de idade e foi num momento de fúria!!!! Estava cansada de avarias e sucatas e peças, etc.
Mas o «bicharoco» está cá… Daí, que a certa altura, comprei um R16 ao qual seguiu-se um R6 e por fim um R4 para restaurar e destinados apenas a passeios e eventos.
… Só que… O «bicho» fala mais alto e de repente apeteceu-me ter um carrinho antigo para o dia-a-dia!!!! Para mim ter um «electrodoméstico» (carro novo), não faz qualquer sentido… é apenas um carro útil e mais económico… mas não dá qualquer gozo…!
Aí chegou o Capri à minha vida! Só novidade… Ford, tração traseira e caixa automática… e… vermelho!!!
Infelizmente, sou funcionária pública… Por isso esqueçam essa do Capri para o dia-a-dia!!! Isso era no tempo das vacas gordas… Agora aquele glutão é o que anda menos… e é o que mais está a precisar de reparações que me são impossíveis fazer agora… E sei lá se algum dia conseguirei…
… É também talvez o «mal amado»… Deu vários problemas de início, irritei-me um bocado com a história da caixa automática… Ahhh e história marcante????… Pois… o Capri entrar na bomba de gasolina da A21 a arder por debaixo do motor!!!!!
… Veio o homem com o extintor e apagou o fogo, eheheh!!!
Isto porque andava a tentar perceber como é que funcionava o óleo da caixa e andava a fazer experiências, pois ninguém sabia dizer-me como era medido o nível… resumindo… Nesse dia estava muito calor, a caixa tinha óleo a mais, entornou para cima do colector de escape e… incendiou… Foi giro!!!
… Isto já foi depois de o motor ter dado o berro e eu ter comprado outro motor igual…
Enfim… episódios, que tornaram a minha relação com este meu lindo carrinho, um pouco conflituosa, eheheh!
… Costumo dizer que foi castigo, por ter mudado de marca e cor!!!! (os meus Renault são azuis).
… E passo o tempo a dizer mal do Capri, mas aqui para nós que ninguém ouve… Gosto muito daquele «baixinho» e dá muito gozo conduzir… (apesar da caixa automática!)… E ainda tenho alguma esperança que as coisas melhorem um dia e que o Capri possa melhorar também!
Obrigado!
A proprietária:
Ana Seabra