O «mal amado» Ford Capri 1600GT

Ford Capri 1600GT

Caraterísticas técnicas:

Modelo: Ford Capri 1600GT
Ano: 1973
Cilindrada: 1599 cm3
Potência: 88 cv
Aceleração: Não acelera, porque gasta muito!!!! (…isto, porque não faço a menor ideia…).
Velocidade máxima: Acima de 130 km/h é suicídio… (O conta quilómetros marca até 220 Km/h!)
Caixa de velocidades: Caixa automática de 3 velocidades
Transmissão: Tração traseira
Observações: Segundo dados do CPAA (Clube Português de Automóveis Antigos), trata-se do único Capri de caixa automática, de origem, em território nacional. Existem mais alguns, mas foram adaptados.

Ford Capri 1600GT (2)

Ford Capri 1600GT

Sobre mim??

Ora bem… Sempre gostei de coisas antigas e adorava ter nascido no século XIX!

Quanto mais velha estou, mais detesto as evoluções e o modernismo…

Sempre gostei de carros desde miúda e detestava bonecas e essas coisas de menina…! Tinha muitas miniaturas de modelos que eu gostava de ver a circular…

Tirei a carta em 1984, época em que comecei a detestar os carros «de plástico» que na época começaram a aparecer, até aos dias de hoje…

Comecei com o velho R16 do meu pai, que já na época tinha 16 anos…

Mais tarde um R6 também velhote e outro R16. Este último andou comigo 11 anos…

Só comprei um carro novo quando já tinha 37 anos de idade e foi num momento de fúria!!!! Estava cansada de avarias e sucatas e peças, etc.

Mas o «bicharoco» está cá… Daí, que a certa altura, comprei um R16 ao qual seguiu-se um R6 e por fim um R4 para restaurar e destinados apenas a passeios e eventos.

… Só que… O «bicho» fala mais alto e de repente apeteceu-me ter um carrinho antigo para o dia-a-dia!!!! Para mim ter um «electrodoméstico» (carro novo), não faz qualquer sentido… é apenas um carro útil e mais económico… mas não dá qualquer gozo…!

Aí chegou o Capri à minha vida! Só novidade… Ford, tração traseira e caixa automática… e… vermelho!!!

Infelizmente, sou funcionária pública… Por isso esqueçam essa do Capri para o dia-a-dia!!! Isso era no tempo das vacas gordas… Agora aquele glutão é o que anda menos… e é o que mais está a precisar de reparações que me são impossíveis fazer agora… E sei lá se algum dia conseguirei…

… É também talvez o «mal amado»… Deu vários problemas de início, irritei-me um bocado com a história da caixa automática… Ahhh e história marcante????… Pois… o Capri entrar na bomba de gasolina da A21 a arder por debaixo do motor!!!!!

… Veio o homem com o extintor e apagou o fogo, eheheh!!!

Isto porque andava a tentar perceber como é que funcionava o óleo da caixa e andava a fazer experiências, pois ninguém sabia dizer-me como era medido o nível… resumindo… Nesse dia estava muito calor, a caixa tinha óleo a mais, entornou para cima do colector de escape e… incendiou… Foi giro!!!

… Isto já foi depois de o motor ter dado o berro e eu ter comprado outro motor igual…

Enfim… episódios, que tornaram a minha relação com este meu lindo carrinho, um pouco conflituosa, eheheh!

… Costumo dizer que foi castigo, por ter mudado de marca e cor!!!! (os meus Renault são azuis).

… E passo o tempo a dizer mal do Capri, mas aqui para nós que ninguém ouve… Gosto muito daquele «baixinho» e dá muito gozo conduzir… (apesar da caixa automática!)… E ainda tenho alguma esperança que as coisas melhorem um dia e que o Capri possa melhorar também!

Obrigado!

Ford Capri 1600GT

Ford Capri 1600GT


A proprietária:

Ana Seabra

Ana-Seabra