DKW F5 Meisterklasse – Auto Union
Caraterísticas técnicas:
Modelo: DKW F5 Meisterklasse
Ano: 1935
Cilindrada: 692 cm3
Potência: 20 cv
Velocidade máxima: 85 km/h
Caixa: Manual 3 velocidades
O DKW F5 – Auto Union é um compacto de tração dianteira lançado em 1935, pela divisão DKW, como um substituto para dos modelos DKW F4 (Meisterklasse) e F2 (Reichsklasse).
As diferenças do modelo F5 para os modelos F2 e F4 foram poucas. No entanto, a estrutura central em madeira foi, no F5, substituído por uma estrutura de aço. O exterior em pele permaneceu com suporte de madeira.
Existiram duas versões saloon F5 muito similares, a Reichsklasse e a Meisterklasse. Partilhavam a mesma distância entre eixos, mas o Meisterklasse era 3,5 cm mais comprido. Havia também versões cabriolet de dois lugares, juntamente com uma versão desportiva descapotável mais leve «Front Luxus Sport» com uma velocidade máxima de 90 km/h.
Os motores eram de dois cilindros a dois tempos, iguais aos dos seus antecessores. O motor do modelo Reichsklasse era de 584 cc, com uma potência de 18 cv (13 kW), e o do modelo Meisterklasse de 692 cc com 20 cv (15 kW) de potência. As velocidades máximas reivindicadas eram respetivamente de 80 km/h e 85 km/h.
A DKW tinha vindo a produzir pequenos sedans de tração dianteira desde 1931, no entanto, a incorporação de tração dianteira no F5 era ainda surpreendentemente inovadora para a época. A transmissão era manual de três velocidades.
A produção do F5 terminou em 1936, enquanto a produção das versões cabriolet de 20 cv continuou por mais um ano. O DKW F5 foi substituído pelo DKW F7 tendo sido produzidas aproximadamente 60.000 unidades, colocando o F5 entre os automóveis mais vendidos da Alemanha.