Citroën 2CV

Citroën 2CV

Caraterísticas técnicas:

Modelo: Citroën 2CV
Potência: 12 cv
Binário: 24 Nm
Velocidade máxima: 63 Km/h
Motor Boxer
Transmissão manual, 4 velocidades
Motor longitudinal dianteiro, tração dianteira

Citroën 2CV

O Citroën 2CV (deux chevaux – dois cavalos, em francês) é um automóvel de baixo custo da construtora Citroën. Produzido entre 1948 e 1990, alcançou a incrível marca de 5 114 940 unidades produzidas, foi um dos modelos mais populares da marca.

A sigla CV, que faz parte da denominação desse modelo vem de cheval fiscale ou potência fiscal, uma unidade usada para taxar o veículo. Apesar de estar relacionada, entre outros fatores, à potência do motor, a sigla CV nesse caso, não expressa a potência real do motor.

Citroën 2CV

A criação do 2CV deve-se ao engenheiro francês Pierre Jules Boulanger, que começou o desenvolvimento do TPV (acrónimo em francês de Toute Petite Voiture, em português Veículo muito pequeno), e foi presidente da Citroën até o final de 1934, quando a família Michelin tomou o controlo da empresa.

Os criadores (que tinham trabalhado na criação do Traction Avant), sob a direção de André Lefèbvre e do italiano Flaminio Bertoni, responsável pelo desenho da carroçaria, puseram mãos à obra no projeto TPV. De destacar o trabalho do engenheiro Alphonse Forceau, designer da suspensão que constitui uma parte essencial na filosofia do 2CV.

Em 1939 fabricaram-se 250 protótipos (naquele tempo ainda refrigerados a água) do TPV.

Citroën 2CV
Citroën 2CV

Citroën 2CV

Durante a ocupação alemã da França na Segunda Guerra Mundial decidiu-se manter o projeto em segredo. Além disto, todos os arranques na produção desde o início da guerra foram destinados para a construção de carros de combate da marca Renault. Qualquer tentativa de continuar a produção de protótipos seria impossível, e mais, considerando o perigo de que os alemães utilizassem o projeto para fins próprios. Alguns protótipos foram escondidos tendo na sua maioria sido destruídos. Em 1994 três protótipos do TPV daquela época foram redescobertos num celeiro na França. Até 2004 tinham sido encontrados um total de cinco protótipos do TPV.

Citroën 2CV

Em 8 de outubro de 1948 no Salão do Automóvel de Paris mostrou-se finalmente pela primeira vez a versão do TPV tal como se conhece hoje em dia, com um motor bicilíndrico refrigerado a ar de 375 c.c. e uma potência de 9 CV. Já no seu primeiro aparecimento público, o automóvel causou ao mesmo tempo admiração e riso. Segundo parece, um jornalista, ao ver pela primeira vez o Citroën 2CV, perguntou: «Onde está o abridor de latas?».

Os últimos modelos do 2CV foram produzidos em Mangualde, Portugal, no dia 27 de Julho de 1990.

 

Citroën 2CV

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