Chevrolet Camaro – Muscle Car!
Caraterísticas técnicas:
Modelo: Chevrolet Camaro
Ano: 1967
Cilindrada: 6300 cm3
Potência: cerca de 375 cv
Velocidade máxima: indefinida, mas esgota o velocímetro num fininho.
Caixa: 4 velocidades
Transmissão: Traseira
Começo com a resposta às duas perguntas mais frequentes que me fazem quando me vêm com o Camaro: — Não, não sou sócio da Galp e sim, gasta «bué».
E pronto, agora que estão respondidas as perguntas mais comuns e interessantes vou fazer um pequeno resumo desde o dia em que vi o carro até hoje.
Numa das minhas normais visitas a um site de automóveis clássicos resolvi espreitar os classificados para ver o que por lá se passava e para surpresa minha vejo o Camaro.
Sou 100% fã de Muscle Cars, sempre fui. Nem tinha a certeza se estava a ver bem ou se o anúncio era verdadeiro.
Longe de mim pensar que iria encontrar um anúncio de venda de um Camaro aqui em Portugal.
Sem hesitar, peguei no telefone e marquei o número que estava no anúncio e para surpresa ainda maior, aparece logo o nome da pessoa no meu telefone.
A conversa foi rápida:
Eu: Ora viva!!!
Vendedor: Oh! Até aposto que sei porque é que me estás a ligar.
Eu: Pois sabes. Quando é que nos podemos encontrar?
Vendedor: Amanhã dá para mim.
Eu: Então está feito. Reserva lá esse carro para mim e até amanhã.
E assim foi, no dia seguinte encontrámo-nos e após uma dura negociação (para mim) lá fizemos o negócio.
Levei o carro diretamente para a oficina de um amigo e comecei de imediato a trabalhar nele.
O carro estava na última. Estava mesmo em muito mau estado de chapa. Aí desanimei um pouco. Depois foi o choque total.
Como quis restaurar o carro como deve de ser, levei-o à decapagem e quando voltou ia me dando uma coisinha má. Tudo aquilo que parecia muito mau, era ainda pior. Voltei a desanimar.
Olhava para o carro e pensava no que é que me fui meter. Só que ao mesmo tempo, quanto mais olhava mais imaginava o carro pronto. Tinha de arregaçar as mangas e ter o carro pronto para o meu casamento que era daí a sensivelmente um ano e meio. Pode parecer muito tempo mas quem está dentro do assunto compreende e sabe bem a quantidade de horas que estas coisas precisam para ficarem bem feitas. Horas e euros 🙂
E como o que tem de ser tem muita força, deixei-me de mariquices e meti mãos à obra.
O carro foi restaurado dos pneus ao tejadilho.
Mecanicamente, tem um Chevy 383 Stroker Engine com caixa manual de 4 velocidades, radiador de alumínio de competição, sistema de escape de competição (colectores de escape independentes 4-1, linha em X com duas panelas), travões de disco ventilados e perfurados nas 4 rodas (originalmente tinha tambores nas 4 rodas), molas, amortecedores e barras de tracção de competição. Foram também substituídos todos os apoios, sinoblocos e rótulas.
Está novo.
Eu já tinha ouvido falar do gozo que dá conduzir um Muscle Car com um V8 potente mas todas as descrições ficam aquém das sensações transmitidas pelo carro.
Para mim, é muito melhor do que conduzir um carro moderno por muito potente que seja, mas isso sou eu…
O proprietário:
Hugo Neto