As minhas fotografias de moda são os meus olhos
Responsável por concretizar em imagens as concepções de um editorial de moda e coleções de uma marca ou, ainda, as melhores poses para campanhas publicitárias, o fotógrafo de moda deve estar preparado para trabalhar tanto em estúdios quanto nas mais variadas paisagens externas. Para isso, é necessário o domínio de diferentes técnicas. São essas técnicas que, somadas à capacidade de acompanhar as constantes transformações no mundo da moda, marcam a diferença no resultado final.
Quando sou contratado para um trabalho ou quando vou fazer fotos para o meu portfolio, em primeiro lugar é faço um briefing, um guia de como será a foto e o trabalho durante o dia. Rascunho tudo o que irei fazer e fotografar e toda a equipa com que vou trabalhar estará ciente do tipo de fotografia que procuro. Em termos práticos, converso com o editor da revista, produtor de moda ou com o cliente e imagino que tipo de trabalho fotográfico irei fazer e então começo a separar as referências que irão nortear o meu dia. Com tudo isto pronto começa a divisão do trabalho e eu mostro a toda a equipa as fotos que separei para referência. Em primeiro lugar converso com o maquilhador/cabeleireiro como será o make e o cabelo. Em seguida, falo com a modelo e mostro qual será o objectivo das fotos, poses, iluminação, etc. Decido também qual o objetivo no tratamento de imagem. Depois de ter todas estas referências, reunir novamente a equipa e concluir as fotografias. A fotografia de moda tem que despertar o desejo, contar uma história, mostrar um conceito ou vender uma ideia. Um editorial de moda deve conter fotos interligadas na mensagem ou ideia a transmiti, que poderá ser um tipo de maquilhagem, textura, cor, atitude, roupa, etc. Sempre a explorar a beleza, a minha narrativa é envolvida pela sedução de olhares e de expressões corporais. Algumas das minhas fotografias transmitem o sentido de feitas ao acaso, quando são, na verdade, fruto de trabalho e dedicação milimétricos, nunca ultrapasso os limites da minha intenção. Gosto de conquistar a atenção pela beleza, pela exuberância da sedução e pela capacidade de interagir entre os estilos visuais da fotografia tradicional e da contemporânea.
Espero que este post possa mostrar aos iniciantes da fotografia de moda, que nada vem do acaso e que temos que estar constantemente à procura inspiração em tudo, quer seja no cinema, na literatura, na rua, nos livros e ou amor.
Glamour, magia, sonho, sensualidade, cores, personagens encantadoras e intensos contrastes, são os principais elementos encontrados nesta minha criação para o catálogo Minabelby NJ Creátion Paris.