Buick Model 10
Caraterísticas técnicas:
Modelo: Buick Model 10 Roadster
Ano: 1908
Cilindrada: 2704cm3
Potência: 23 cv
Binário: 112 Nm
Caixa: manual de 2 velocidades
O «Faixa Branca» da Buick
Anunciado como um «roadster ligeiro de quatro cilindros para cavalheiros», o Buick Model 10 tinha um desempenho bastante ágil para os padrões da época, ganhando o apelido de «faixa branca», pela cor branca que os primeiros modelos produzidos ostentavam.
O Buick Model 10 era equipado com um motor de 2,7 litros, de quatro cilindros, alimentado por um carburador Schebler. As câmaras de combustão tinham válvulas à cabeça ao contrário da maioria dos carros da época.
A relação entre o curso e diâmetro do pistão era idêntica, enquanto maior parte dos concorrentes baseava os seus motores em cambotas de grande curso. Assim o Buick Model 10 era capaz de produzir cerca de 22,5 cavalos de potência, valor este, a julgar pelo sucesso em vários eventos desportivos, deveria ser um pouco maior.
A transmissão era de duas velocidades tendo três pedais claramente identificados para travões, avanço lento e marcha atrás. O Buick era um carro muito vistoso, com muitos apliques em bronze e o preço de compra incluiu faróis de acetileno, luzes traseiras e laterais a óleo e uma buzina em corneta. Os Buick eram de arranque a manivela.